25 de mar. de 2011

Moto movida a ar comprimido

A Saline Bird Concept é uma moto projetada por um grupo de designers europeus que é movida a ar comprimido.
Saline Bird - motor a ar comprimido

Equipado com estrutura de fibra de carbono e com aerodinâmica calculada para atingir altas velocidades com o piloto quase deitado.

Entre outros detalhes do modelo conceitual, destaca-se a carenagem de couro, que pode ser facilmente retirada, o que acaba transformando a moto de competição em um exemplar do estilo “naked”, preparada para andar fora das pistas.

Saline Bird - motor a ar comprimido

É claro que existem diversas tecnologias (ar comprimido é apenas uma delas..) que fazem o carro se movimentar, mas jamais o governo liberaria a produção dos veículos com essas tecnologias porque a indústria petrolífera é muito forte e envolve muitooooooo dinheiro.

Quando o assunto é economia, niguém pensa no "bem social". Não estou criticando, apenas dizendo a realidade. CAPITALISMO

13 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Rodrigo...

Anônimo disse...

axo que ninguém lembra más no final de 2009 apareceram as matérias de um carro popular movido a ar, que estava aguardando aprovação pra começar produção em massa. nunca mais se ouviu falar nele, essa ae vai ter o mesmo destino.

um professor meu disse ter visto uma matéria do carro a ar em 2007, então já poderia estar rodando ah muito tempo

Anônimo disse...

Foi desenvolvido um motor a ar no Brasil a uns 3 anos sim. A GM comprou o projeto e engavetou... Por que?! A indústria do 'petrolho' paga mais que ar... ;)

rodrigov8ao disse...

os colegas anônimos ai em cima estão com a razão o motor a ar já é uma realidade há muito tempo, no final dos anos 90 os engenheiros da renault f-1 apresentaram um protótipo que equiparam 50 taxis londrinos. Se tratava de um pequeno motor de 2 cilindros e potencia de 80 cv, na época já era muito revolucinário pois o ar que saia deste motor era mais limpo do que entrou pois o escapamento ainda filtrava o ar antes de expulsa-los, o engraçado é que os teste nunca acabaram e os protótipos sumiram, extranho não acham?.

Sr. Neper disse...

Talvez essa atual moda de "Em busca de um Mundo mais Verde" faça a diferença na produção desta moto, acho q é só uma questão de publicidade e de procurar os karas certos para investirem na ideia.

Aperage disse...

Ar comprimido é perigoso e apenas util em algumas situacoes... ou vcs acham que para comprimir o ar nao gasta energia? se um tanque de gasolina "rasga" nao necessariamente um carro comum (alcool/ gasolina) vai explodir ( soh explode com a faisca) ja um tanque de ar comprimido vai causar uma bela explosao. o petroleo soh nao é abandonado pela viabilidade.

Anônimo disse...

NAO VAMOS NOS ESQUECER DOS CARROS ELETRICOS, QUE QUEREM VENDER COMO A SOLUCAO PARA A POLUICAO, ESSES SERA PIOR O OS MOVIDO A PETROLEO, IMAGINE SO HOJE NAO TEMOS ENERGIA ELETRICA SUFICIENTE PRA NOS IMAGINE EM CADA CASA UM CARRO LIGADO A NOITE PRA CAREGA A BETERIA, AI VAI VIM AS USINAS NUCLEAR NAO PRESIZO DIZER COMO VAI FICA O PLANETA NE

Anônimo disse...

Há alguns anos atrás assisti uma matéria de um veículo (acho que era na europa), era uma VAN movida a ar comprimido qu atingia até 140kmh. Poderia ser abastecida em qualquer bico de ar em postos de gasolina, e o mais interessante, o ar saia pelo escapamento com 100 por cento de pureza. Quer mais que isso??? Nunca mais ouvi falar. O dono do projeto à essa hora, deve estar comendo capim pela raiz, ou seja, deve ter sido "suicidado".

Anônimo disse...

tenha dó, abastecer o carro a ar? o meu amigo ai de cima, não seria preciso ser abastecido nada com ar, pois ao deslocar o carro o ar já entraria em algumas camadas, seria o mesmo princípios das turbinas ou turbos que se põem em carros para dar mais potência.

Acho que seria um pouco ruim um carro movido a ar, teria que se gastar energia para comprimir o ar e outra para por o carro em movimento, fora que tem locais que o ar é rarefeito, um exemplo disto são ônibus antigos que tinham freios a ar comprimido, eles falhavam em alguns estados do Brasil, imagina em regiões onde a altitude é maior que aqui.

motor a combustão nunca serão substituidos, pelo menos eu não trocaria o meu por nada, gosto do cheiro da gasolina, do barulho dos pistões e da combustão.

JFerreira disse...

O "abastecimento a ar" proposto pelo amigo Anônimo, que mencionou a van européia (na Inglaterra pra ser mais exato) é do mesmo projeto do antigo engenheiro da McLaren, que desenvolveu o primeiro carro movido a ar viável para produção. Ele era equipado com três tanques: o primeiro que era preenchido com ar ambiente que era sugado por uma bomba, acionada pelo próprio movimento do motor; o segundo com água que era aquecida por um sistema que tb aproveitava o movimento do motor e o último que era abastecido com ar comprimido, como mencionado acima, em qualquer compressor disponível. A força mecânica de propulsão era gerada pela mistura do ar comprimido+vapor d'água+ ar ambiente, que eram pulverizados dentro dos clindros desse motor. A choque do aquecimento repentino do ar, provocado pelo vapor d'água, fazia com o ar se expandisse de forma muito rápida, imitando (embora com menor potência) o efeito da explosão por combustão, movimentando o eixo-motor (virabrequim) e pondo o carro em movimento. Para abastecê-lo bastava um compressor (ou bico de posto =P ) e água. O ar que saía do escapamento ficava mais limpo do que o ar ambiente por ele sair "esterilizado" pelo choque com vapor de água fervente.

Felipe disse...

Legal a moto, mas seu texto é pretencioso.

de forma resumida:
fim da produção de motores a combustão -> fim do consumo de combustíveis fósseis -> considerável diminuição da poluição no planeta -> falência das petrolíferas -> milhões desempregados -> fome/doença/aumento criminalidade -> e ai vai.

sou a favor de motores limpos, mas tem de ser algo que não cause uma ruptura no atual sistema, pois talvez o resultado final seja até pior que a realidade atual.

Mas creio que essa mudança gradual para motores limpos não vá ocorrer a tempo, o que é uma pena.

Rodrigo disse...

Felipe,

Tem toda razão.

Unknown disse...

Diversos modelos de Moto com a qualidade e tecnologia que você precisa. Escolha a sua!

Related Posts with Thumbnails